terça-feira, 4 de outubro de 2011

CARTA ABERTA

CARTA ABERTA

“A chama da vontade de ENSINAR e APRENDER, eu vi nos olhos de toda equipe da EMEI Torataro Takitani!”

Prezado amigo secretário Alberto Alves Marques Filho

Estive dia 3 de outubro na acolhedora São José dos Campos, mais precisamente na EMEI Torataro Takitani realizando um trabalho de AÇÃO SOCIAL através do convite da coordenadora, a senhora Cecília Salgado e toda a sua equipe de MESTRES.

Senhor Alberto, impossível me calar sobre o brilho nos olhos que pude notar em todas as crianças que nessa unidade estudam, brilho esse que no decorrer de meu trabalho observei que era nada menos do que o reflexo da chama que brilha nos olhos dos mestres (e equipe), que nessa jornada de educar com amor e prazer ímpar contaminam todas as crianças. O lindo disso tudo é que sai com esse brilho em meus olhos.

Nessa minha jornada como artista, tenho me deparado com cada relaxo e até mesmo amadorismo onde as crianças e os jovens buscam por educação e saber. Como essa prosa segue o rumo infinito da discussão, vou aqui ficar em silêncio. Tenho agora a certeza que jamais vou me omitir como artista na pregação em valorizar o que senti ontem nessa maravilhosa EMEI.

Devemos sim valorizar o patrimônio mais importante que podemos oferecer a toda população de Oiapoque ao Chuí do nosso Brasil, patrimônio esse chamado EDUCAÇÃO, elemento essencial para a transformação necessária da nossa sociedade rumo a uma sociedade mais justa e humana.

Fico aqui com esse brilho nos olhos, fazendo desse dia inesquecível um divisor de águas em meu trabalho e levando comigo todo aprendizado que consegui colocar em meu lombo ao me deparar com os mestres da Takitani. Desejo que essa obra se torne o mais breve possível uma ONDA de saber e aprender engolindo os relaxos educacionais e culturais que assolam nossas crianças.

Iéio, cartunista e trabalhador lúdico

04 de outubro de 2011

4 comentários:

Benjamim disse...

Caríssimo Iéio, meus olhos e minha alma também brilham ao ver tanta dedicação esculpida na arte. Arte também é educação, é cultura. Alías uma das maiores revoluções na história da humanidade, a Revolução Chinesa de 1941, foi uma linda revolução cultural. Ainda sonho com nossa revolução cultural, apesar de ainda ter que suportar justin bieber. Abraços.

IÉIO disse...

É amigo Benja, temos que aplicar as Artes como o maior instrumento não só para inclusão, mas como ao norte do bom senso.
A nossa revolução está sendo feita ao se deparar com artista que valorizao trabalho e que não cai em prosinhas de terceiros.
Para um Mundo melhor, basta o trabalho sério.
Paz e avanti, Iéio

Renato Capella disse...

Beleza, Iéio! É assim mesmo. Boas exemplos na Educação devem sempre ser louvados. Você chegou a comentar a experiência junto ao pessoal de São Carlos?

ESTÚDIO IÉIO disse...

Olá amigo Capella
Quem é o pessoal que vc diz?
Divulguei para os amigos... e para artistas de talento!
Paz e avante, Iéio